Controle orçamentário: o que foi planejado precisa ser controlado para não ter surpresas

Você conhece sobre seu controle orçamentário? Sabe quais são os erros mais comuns na hora de planejá-lo e quais os graves problemas que eles podem causar a sua empresa? Venha ler o nosso artigo para saber mais.

 

O Controle Orçamentário é a ferramenta de organização econômico-financeira do seu negócio, que funciona como um sistema de planejamento para as operações e de fiscalização da execução do programa preestabelecido. 

Seu principal objetivo principal desse balanço é proporcionar à administração a possibilidade de controlar, regimentar e subordinar as duas relações gerais básicas de uma empresa: 

  • As despesas com relação à receita;
  • Os custos, por unidade, do produto acabado, com relação ao lucro. 

 

Vantagens

Existes inúmeros benefícios de fazer um controle orçamentário eficiente para a sua gestão de negócios. Como:

  • Suporte à gestão financeira e geração de base de informação para embasar as decisões administrativas;
  • Criação e fortalecimento de uma cultura organizacional de planejamento, avaliação de riscos e análise dos fatores que envolvem projetos e diferentes áreas da empresa; 
  • Visão clara e objetiva das metas com vistas à otimização dos recursos;
  • Identificação e correção ágil de desvios;
  • Melhoria do alinhamento dos setores da empresa no que se refere às suas atividades.

 

Agora que você conhece as vantagens, e reconhece que sem manter controle sobre seus gastos, sua empresa pode entrar em grandes dívidas e problemas financeiros, e até jurídicos.

Mas fique tranquilo. 

 

E como manter o controle do valor orçado? 

A gestão de compras integradas funciona como uma grande participação da sua equipe em administrar todo o processo de compras. É importante contar com uma ajuda na hora de tomar as decisões e analisar todos os fatores que envolvem este processo. 

Dentro da sua equipe irão existir soluções estratégicas e contribuições para seu planejamento de compras.  

E como a Ascencio também sempre se propõe a soluções, confira estas dicas para não extrapolar o seu orçamento: 

 

Identifique os produtos que precisam ser comprados. 

Saiba definir quais as peças que devem ser compradas, quando precisarão ser usadas e quanto você está disposto a pagar. 

Por mais que essa etapa pareça exaustiva, é fundamental para uma boa gestão de compras. 

Pesquise opções de fornecedores e considere aqueles que têm boa reputação, bons preços, atendimento ao cliente e melhor tempo de resposta. 

 

Promova a credibilidade e a legitimidade do orçamento

O envolvimento de outras áreas estratégicas, como contabilidade e finanças, que poderão sugerir economias. 

 

Planeje seus gastos com antecedência

Uma compra de última hora, mesmo que seja muito necessária para a produção, acaba tendo um preço mais alto – sem contar o preço do frete urgente, que acaba saindo mais caro.

Um orçamento bem planejado permite a consolidação da carga, e diminui o preço do embarque do material. Isso porque é feito um envio único de todas as peças.

 

Tenha uma margem para flexibilizar o orçamento

Essa margem ajuda a ajustar o orçamento da área de compras diante de incertezas e riscos como aqueles relacionados a projetos. 

 

Documente e acompanhe os termos e acordos com seus fornecedores

Deve estar claro o que o fornecedor deve oferecer, quais são os preços, as condições de pagamento e de entrega.

Também devem ser registradas as condições, em caso de descumprimento do contrato e a garantia de sigilo.

 

Use a tecnologia a seu favor

Use softwares que atualizem gastos, em tempo real e ajudem a rastrear pedidos e aprovações. 

 

Tenha uma equipe que entenda de orçamento

Procure entender o ciclo de produtividade e lucro por cada peça. Isso te ajuda a definir a prioridade e a urgência de uma compra específica e as condições de pagamento ideais para ela.

 

Vendas

Tendo isso em vista, dentre os próximos passos estão o monitoramento e ajuste das previsões que você realizou anteriormente.

Ou seja, depois de definir o plano de vendas (metas para o período) e elaborar uma projeção de vendas, você deve acompanhar estes processos para as projeções do cenário atual, e manobrar seu planejamento conforme as necessidades e circunstâncias que sua empresa esteja vivendo. 

Para mais informações, venha conferir nosso guia do planejamento orçamentário, e prepare-se para 2023: https://wk.com.br/blog/e-book-guia-do-planejamento-orcamentario/.

 

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